Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2011

3Ddica - NURBS - O que é isto?

O Rhinoceros é um software de modelagem 3D NURBS, vocês sabem não é?? É?? mas...

NURBS??? O que é isto???

NURBS = Non-uniform Rational B-Splines.
É um modelo matemático comumente usado em computação gráfica para gerar e representar curvas e superfícies, que oferece, ao mesmo tempo, grande flexibilidade e precisão para a manipulação de formas, seja de maneira livre ou analítica.





Assim, o Rhinocerros combina a flexibilidade da criação de formas livres características dos


NURBS (curvas, superfícies e sólidos) com a precisão das tecnoloias CAD e CAM. 

(Edição e comportamento de uma curva NURBS)

Por isto este software torna-se extremamente versátil, possibilitando a representação desde projetos arquitetônicos, jóais, válvulas cardíacas até automóveis.
Vejam uma definição mais técnica sobre NURBS (fonte: Wikipedia):
O desenvolvimento do NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) começou na década de 50 por engenheiros que precisavam de uma representação matemática para superfícies livres como as que são usadas nos chassis dos automóveis, que poderiam ser reproduzidas quando se quisesse. Representações anteriores desse tipo de superfícies apenas existiam como um modelo único criado por um designer.
Na década de 60 tornou-se claro que as Uniform Space|Non-Uniform, rational B-splines são uma generalização das curvas de Bézier, que podem ser consideradas como curvas uniformes, não racionais básicas (as curvas de Bézier são representadas com controle dos pontos fora da sua curva).
No inicio NURBS foram apenas utilizadas em pacotes de CAD para empresas automotivas. Mais tarde elas tornaram-se parte de pacotes de programas gráficos
Ficheiro:Motoryacht design i.png 

(...)
O NURBS permite representação de formas geométricas de uma forma compacta. Elas podem ser eficientemente moldadas por programas de computador e ainda permitem uma fácil interacção com o utilizador. Superficies NURBS são funções de dois parametros mapeados para uma superficie tridimensional. Esta forma da superfície é determinada por pontos de controle.
De uma forma geral, podemos dizer que editar curvas e superfícies NURBS é altamente intuitivo e previsivel. Os pontos de controlo são sempre connectados directamente à curva/superficie, ou agem como se estivessem connectadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário