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domingo, 27 de março de 2011

3Ddica - Boolean

Boolean - Operações booleanas são utilizadas para somar, subtrair ou gerar interseção entre sólidos (resumindo não é...).

À primeira vista parecem lindas - e de fato são; mas... são muito específicas, então, se tiver qualquer detalhe na construção de sua peça que não estiver ok, as operações booleanas não irão funcionar.

Primeiro conselho (antes de qualquer conselho solicitado): Deixem para unir e somar suas peças de joalheria no Magics. Construam suas peças pensando nisto, façam aquilo que será positivo, aquilo que será negativo, e some ou subtraia tudo no Magics.

Vamos ao funcionamento das operações booleanas depois aos seus possíveis problemas:

Ammm.. vamos chamar de "positivo" aquilo que vai ser cavado e "negativo", aquilo que vai cavar, ou seja.. a faca, ok?

  1. Boolean union: Solda, une os objetos.
    • Ative o comando.
    • Selecione todos os objetos a serem soldados 
    • Clique Enter.


  1. Boolean difference: Subtrai os objetos.
    • Ative o comando.
    • Selecione o que vai ficar; clique enter.
    • Selecione o que vai sair; clique Enter.


  1. Boolean intersection: Transforma a área de interseção dos objetos em novo objetos.
    • Ative o comando.
    • Selecione um dos objetos dos quais se deseja a interseção; clique enter.
    • Selecione o outro objeto dos quais se deseja a interseção; clique enter.

  1. Boolean split: Divide os objetos originais de acordo com suas áreas de contato. Preservando as áreas que não se encostam e aquelas que possuem interseção.
    • Ative o comando.
    • Selecione conjunto de peças que você deseja cortar; clique enter
    • Selecione o(s) objeto(s) cortante(s); clique Enter.


Note: A opção DeleteInput é para escolher se deseja ou não deletar as superfícies originais.

Problemas Possíveis:

 Boa Tarde, Aline esse Bolean me persegue mesmo kk, eu nao consigo cavar nunca , quais são os possiveis defeitos mesmo?

Bem, primeiro ponto e mais comum: 

Fato: O boolean acontece de forma contrária ao que se esperava.
Motivo: A normal da superfície "negativa" está errada.
Solução: Inverta a "normal" da superfície "negativa".

Fato: O bollean não funciona.
Mensagem:"Boolean difference failed."
Motivo 1: O positivo e o negativo não podem estar "faceando" um com o outro, ou seja, rentes uma ao outro. "Não pode haver sobreposição de áreas de superfície".
www.rhino3d.com
Motivo 2: Controle de pontos coincidentes.
Ocorre quando os pontos de controle na borda de uma superfície estão em uma posição idêntica. Note: no exemplo, o vértice do cone é exatamente na esquina da caixa.


www.rhino3d.com
Solução:
Mova seus objetos ou trabalhe no Magics (somente arquivos em stl>> Veja o post "Exportando um arquivo em STL do Rhinoceros").



Outros pontos FUNDAMENTAIS
>>O objeto "positivo" tem q estar COMPLETAMENTE fechado.
>>O objeto "negativo" tem que entrar,ultrapassar alguma parte da "positiva", caso contrário, vai cavar o que? como?? (parece obvio, não?).

Imagens e vídeos:rhino3d


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