Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Planeta diamante

É.. é isto mesmo, um planeta cujo 1/3 de sua área total é de diamantes!
"Um grupo de astrônomos dos EUA e da França demonstrou, em um trabalho conjunto, que um terço do planeta é constituído por diamantes puros, podendo até estes ser encontrados na sua superfície."Alexei Liahov, Boris Pavlischev
Se trata do planeta 55 Cancri e, que gira à volta de uma estrela visivel a olho nu (a estrela 55 Cancri) na constelação de Câncer, a uma distância de 40 anos-luz da Terra.




Já há cerca de 8 anos que os cientístas tentavam determinar a composição do planeta, ou seja, desde que ele foi descoberto. Gradualmente se esclareceu que ele era sólido, apesar de a sua estrutura não ser do tipo terrestre. A órbita do 55 Cancri passa muito perto da sua estrela e, por causa disso, a temperatura na superfície do planeta é de cerca de 2000 graus Celsius. Aí a água não podia simplesmente existir, diz o investigador do Instituto de Astronomia Shternberg Vladimir Surdin:
“Nas vezes em que o planeta passa pela frente da sua estrela, obscurecendo-a um pouco, os astrônomos podem medi-lo. As suas dimensões e massa indicam a composição do planeta. Se verificou que o planeta é composto por carbono quase puro. Com uma pressão elevada como a que reina no interior de qualquer planeta, o carbono se transforma em diamantes.”
Na opinião dos autores do trabalho, existe toda uma classe de sistemas planetários com base no carbono. O tema é desenvolvido pelo investigador principal do Instituto de Astronomia da Academia das Ciências da Rússia, Dmitri Vibe:
“Até meados dos anos 90, nós pensávamos que um sistema planetário é aquilo que existe junto a um Sol. Mais tarde foram descobertos outros planetas que, pelas suas características orbitais eram muito diferentes do Sistema Solar, mas que pela sua composição química lhe estão, provavelmente, associados. Isso alargou a nossa perceção de como um sistema planetário pode ser. Além disso, a própria composição química pode diferir em muito, assim como as condições para o aparecimento da vida.”
Claro que em planetas incandescentes como o 55 Cancri e será praticamente impensável encontrar vida. Contudo, devem existir planetas carbônicos mais frios e, à medida que a Galáxia envelhece, a sua quantidade irá aumentar permanentemente. Foi essa a conclusão de um outro grupo de astrofísicos dos EUA. Ela se baseia no fato de, à medida que vai sendo queimado o combustível termonuclear leve, ou seja, o hidrogênio e o hélio, cada nova geração de estrelas irá produzir elementos cada vez mais pesados. Em perspetiva, os seus planetas irão nascer só com base na nuvem carbônica. Todo o Universo irá brilhar com os seus diamantes.
Porém, se existem realmente diamantes no 55 Cancri e é por enquanto impossível de verificar. Uma nave espacial moderna só lá chegaria dentro de 1,2 milhões de anos. Por isso as demonstrações dos cientistas ficarão apenas como uma bela hipótese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário