Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

3Ddica - Metais mais metais utilizados na joalheria

“Os metais são extraídos de minérios que se encontram na natureza, em minas que poderão ser no interior da terra ou a céu aberto”. heARTJÓIA

Prata, Ouro e Platina 
Os mais utilizados em joalheria
Aço 
Ligas de aço, são metais usados para aplicações de força crítica
Latão 
O Latão é um metal com uma liga composta por cobre  e zinco, as percentagens da liga metálica do latão podem variar consoante a utilização a que se destina o metal.
Titânio
As ligas de titânio são usadas para aplicações que usam a força em alta temperatura, é um metal extremamente leve  e possui boa resistência à corrosão.
Níquel
As ligas de metais de níquel são utilizadas para temperaturas ainda mais elevadas, aplicativos ou quando é necessária boa resistência à corrosão.

Ouro
O ouro é o metal mais tradicional da joalheria, sua cor e brilho seduzem ao logo dos tempos e sua durabilidade o reafirma a cada dia como um metal atual e a base da joalheria.
Ele pode ser fundido com outros metais, e depois separado novamente sem perder suas características.
Não se altera em contato com a água, ar, e muitos materiais corrosivos.
O ouro é maleável, dúctil e flexível, podendo ser transformado em finos fios e chapas sem se romper.
Valor do ouro
A cotação do ouro, chamada de onça troy, é definida diariamente em Londres e tem seu valor reconhecido mundialmente.
Cálculo do valor do ouro através da cotação da onça:
Valor da cotação do dia x 31,1035 x valor do dólar = valor de 1 grama de ouro em real.

O ouro puro (1.000 ou 24K) tem dureza de 2,5 a 3 na escala de Mohs.
A “escala de Mohs”, refere-se à resistência a riscos e define uma graduação de 1 a 10, sendo o numero 1 a pedra de talco e o numero 10 o diamante. 
Ligas
As ligas metálicas existem para alterar ou melhorar algumas propriedades do metal (como cor e resistência por exemplo).
Como dito anteriormente, o ouro puro (1.000 ou 24K) tem dureza de 2,5 a 3 na escala de Mohs. É uma “baixa dureza”, assim para que as peças em ouro se tornem mais duráveis, temos as seguintes composições de liga:
Quilatagem:
De acordo com o IBGM, o quilate dos metais preciosos é uma unidade de pureza e é representado pela letra K maiúscula.
O ouro puro tem 24K. Cada quilate indica 1/24 do todo. Da mesma forma, as denominações “750”, “mil”, etc., pressupõem um todo composto por mil partes.

Não devemos confundir a quilatagem do metal precioso com a unidade de medida de peso representada pela sigla ct (escrita sempre em letras minúsculas), usada para pesar diamantes e outras gemas. Neste caso, um quilate, ou 1ct, equivale a 200 miligramas (0,200 grama). ” IBGM

Cor:
De acordo com a 3M recuperadora, o ouro e o cobre são os únicos dois metais que exibem cor.
Devido a esta propriedade, as ligas de ouro podem assumir uma gama de cores.
Hoje, várias ligas de ouro coloridas estão disponíveis, dando a oportunidade de criar joias sem igual e artigos decorativos.
As cores nas ligas seguem normas internacionais, com o objetivo de padronizar as cores do ouro, foi criada uma nomenclatura própria de coloração, usualmente intituladas 1N, 2N, 3N, 4N e 5N.

Já o ouro branco, desenvolvido originalmente para ser uma alternativa à platina, é uma liga composta por ouro e outros metais brancos. Normalmente é dado um banho de ródio na peça, de modo a criar um maior brilho.
A adição de outros componentes como, alumínio, ferro, índio e cobalto mudam a coloração dos metais para cores como azul, violeta, marrom e preto, mas também mudam as propriedades mecânicas, físicas e químicas das ligas, deixando as peças quebradiças e com alto ponto de fusão.










Prata
Bem como o ouro, a prata também persiste ao longo dos tempos devido às suas características de beleza, brilho intenso inalterável e maleabilidade.
Este metal é estável em ar puro e água, mas recobre-se de uma película de oxidação quando exposto ao ozônio, gás sulfídrico ou ar com enxofre.
A prata de lei tem esse nome graças a uma lei portuguesa, do século XV, que estabelecia que a prata deveria ter pelo menos 80% de pureza, a fim de prevenir mistura de outros metais na liga, diminuindo o valor.
Hoje em dia, a prata de lei no Brasil pode ser a 925 ou 950, dependendo do uso e da região. São as ligas de prata com maior durabilidade e qualidade.
A prata é um metal precioso que historicamente vale entre 5 e 12 partes do valor do ouro. 


Ligas
Ainda como o ouro, a prata possui dureza de 2,5 a 3 na escala de Mohs - uma “baixa dureza”.
A liga mais utilizada para prata é o cobre:

*Prata 90: é um objeto com banho de prata de 90 mícrons.
Prata Christofle: é um objeto com banho de prata de 400 mícrons.

Platina
Possui dureza de 4 a 4,5 na escala de Mohs - uma “baixa dureza”.
A platina nunca é trabalhada pura na joalheria – utiliza-se uma liga de 5% de outros metais:
Cobalto para a liga de fundição;
Irídio para uso geral;
No Japão a liga utilizada é o cobre.

A Platina foi atualmente substituída pelo Ouro Branco, devido ao seu preço e baixa maleabilidade para o trabalho artesanal.

Latão
O latão é na verdade, uma liga metálica de cobre e zinco.
Essa liga metálica tem uma cor amarelada semelhante a do metal ouro e é consideravelmente resistente a manchas.
Ocasionalmente se adicionam pequenas quantidades de outros elementos como o alumínio, o estanho, o chumbo e o arsênio para potencializar algumas das características dessa ligação.
Uma das principais características do Latão é ser altamente maleável, sendo mais maleável que o Cobre ou o Zinco. Tem um ponto de fusão relativamente baixo e as suas características em escoamento fazem do Latão um material de fácil fundição.
Sem polir ou um revestimento de verniz de proteção, o latão pode, com o tempo, manchar através de um processo conhecido como oxidação. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário